“Tomara que Não Chova!” é um dos selecionados no Festival de Piçarras!!!

atende

Seis espetáculos catarinenses foram selecionados dentre os 47 inscritos para a 5ª edição do Festival!

“Onze espetáculos teatrais e cinco dias de emoção” – é o que promete a divulgação dos selecionados do 5º Festival de Teatro de Balneário Piçarras. A programação já está definida e promete levar ao público a essência de cada gênero teatral, no palco italiano, na arena ou na rua. A maratona começa na quarta-feira, 13, e vai até 17 de abril.

Segundo a  Fundação Municipal de Cultura de Piçarras, foram recebidas um total 47 inscrições, de cidades como Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Rio do Sul. Destes, seis espetáculos (“Tomara que não chova! Ou a incrível história do homem que se transformou em cachorro” – da Téspis Cia. de Teatro, “Tenha DÓ Pocket Show” – do Tenha Dó Trio, “Homem Pedal” – Grupo Risco de Teatro, “Breve curso prático de administração de tempo” – do Coletivo Ímpar de Teatro, “RONIN Luz e Sombra” – do Eranos Círculo de Arte e “Meu Pai é um homem pássaro” – da Cia. Experimentus Teatrais) foram selecionados pela curadoria formada pelos profissionais Jucca Rodrigues e Silvestre Ferreira.

A secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa, lembra que a programação do 5º Festival de Teatro está diversificada e traz opções para adultos e crianças. “Teremos três peças de rua, duas adultas e uma infantil. Sem dúvida, caminhamos para mais uma edição histórica deste evento“, destaca Susan.

Tomara que não chova ou a história do homem que se transformou em cachorro” apresenta-se no dia 13 de abril, as 19h, no Centro Cultural Luiz Telles.

Foto by Criadoria

Foto by Criadoria

Sobre o espetáculo

TomaraQueNãoChova - Foto Julian Cechinel - 12 - Atriz Denise da LuzTomara que não Chova!” dá continuidade à pesquisa de linguagem contemporânea na qual a companhia vem investindo nos últimos trabalhos, abordando temas polêmicos, mas sempre com doses de humor e ironia. Mais uma vez, experimenta uma linguagem com utilização de recursos tecnológicos como imagens, projeções e sons (ambientação sonora).

Esse tipo de espetáculo atrai, entre outros, o público jovem, que está acostumado a uma rotina mais dinâmica devido à influência dos aparelhos eletrônicos que invadiram a vida moderna; com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. A gente tem conseguido dialogar com este público porque tem dado mais ênfase ao acontecimento do que à história contada com início, meio e fim”, comenta o dramaturgo e diretor do espetáculo, Max Reinert.

Com atuação de Denise da Luz e Jônata Gonçalves, a peça fala de um homem, desempregado há muito tempo, que encontra como única oportunidade de trabalho tornar-se “cachorro do vigia noturno”. Ciente de suas necessidades e convicto de não ceder às pressões que a nova profissão apresenta, o homem aceita o trabalho. Mas a chuva o obriga a se sujeitar a condições degradantes. Quanto tempo é necessário para que ele se acostume com essa nova condição? E, depois que ele adquira esse hábito, será possível voltar a ser homem?

TomaraQueNãoChova - Foto Julian Cechinel - 08 - Atores Denise da Luz e Jônata Gonçalves

Tomara que não chova ou a história do homem que se transformou em cachorro” utiliza poucos elementos de cenário, fazendo uso basicamente de uma estrutura de canos de PVC e spots de iluminação fria. A projeção de imagens contribui na concepção final da peça que conta ainda com trabalho artístico de Mauro Caelum, escultor responsável por parte dos adereços de cena. A trilha sonora é um capítulo à parte. É a quinta parceria da Téspis com Hedra Rockenbach, musicista que atua na concepção do projeto, desde o começo do processo criativo.

Este espetáculo foi garantido pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com patrocínio total da Brasfrigo S.A., além de contar com apoio do Sesc Itajaí.

Tomara que não Chova!” estreou em Itajaí, passando por bairros e instuições da cidade no período de 26 de setembro a 07 de outubro de 2015. Após as 10 apresentações desta temporada, participou dos seguintes eventos:

* 2ª Mostra Nossa de Teatro, em Rio Negrinho (SC), em novembro de 2015
* Laboratório Cena contemporânea, em Itajaí (SC), em março de 2016
* Edital de Ocupação Ponto de Cultura AMORABI, em Joinville (SC), em maio de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *