Mentorias Criativas: Coletivo Circolando (Criciúma)

A trajetória do Circolando inicia em 2020, através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Neste edital, o grupo foi contemplado para realizar o projeto Circolando Oficinas, cujo objetivo era promover oficinas de circo e teatro nos parques e praças da cidade de Criciúma, envolvendo tecido acrobático, lira, malabares (bolinhas, swing poi e bambolês) e jogos teatrais.

Devido a sintonia e sucesso do trabalho, o grupo percebee que, para além das oficinas, poderiam elaborar um espetáculo unindo as linguagens artísticas que já estavam presentes e incluindo novas, tais como a música e a contação de histórias. Partindo desta ideia, inscreveu a proposta no Edital Cultura Criciúma 2021 para a sua montagem e, assim, nasceu o espetáculo “Passarinhar – espalhando histórias e sementes“.

O processo de construção do trabalho foi coletivo, as integrantes definiram juntas a seleção das histórias e músicas, fizeram algumas composições, estabeleceram as marcações, cenário e figurinos. Ainda sem espaço próprio para realizar os encontros, os ensaios aconteciam nos parques municipais e casas das
participantes.

Após a conclusão deste último edital, no processo de preencher uma vaga de musicista, o grupo percebe-se enquanto coletivo formado somente por mulheres, trazendo um significado a mais para a sua
formação. Para além de promover a arte e a cultura, uniu-se o fomento e a visibilidade ao trabalho artístico feminino.

Em 2022, Kalyne Machado e Alexsandra Luz fundaram a primeira escola de circo do sul do estado de
Santa Catarina, a Solaris, e esta tem sido a sede do grupo para ensaios, oficinas e reuniões.

Circolando na Itajaí Criativa

Nosso coletivo viu nesta oportunidade de mentoria a chance de amadurecer e nos fortalecer enquanto grupo de forma profissional, uma vez que, antes de atuarmos neste formato, cada integrante possuía sua caminhada individual – algumas em fase inicial, outras já com alguns anos de experiência. Ao lermos a proposta, identificamos que o texto era um convite perfeito para atender as necessidades atuais do Circolando, pois começamos esta jornada em 2020 e estamos em pleno processo de construção da nossa identidade e profissionalização enquanto coletivo feminino de artistas, com a entrada recente de novas integrantes, em 2022. Necessitamos da mentoria em todos os aspectos, por perceber que os conteúdos nos trarão as ferramentas fundamentais para dar direcionamento e sustentabilidade ao nosso fazer artístico, proporcionando uma compreensão maior da relevância de todos os aspectos que compõem um grupo. Sabemos que as trocas de experiências com outros coletivos são extremamente enriquecedoras e estamos abertas para crescer artisticamente e difundir o nosso aprendizado, pensando na propagação de trabalhos culturais de maior qualidade técnico-teórica, comprometidos com a construção de novas redes de apoio e que possam adquirir renda com este processo.

Para conhecer mais do trabalho do grupo:
instagram.com/circolando
circolandoartes@gmail.com

(Projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura, processo FCC 2920 / 2022, com apoio da Itajaí Criativa – residência artística Procave Empreendimentos.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *