Mentorias Criativas: Cia. Corajosa (Fpolis)

A Cia Corajosa surgiu a partir do processo de montagem da peça Corajosa Sutileza em Oito Tempos para as disciplinas de Prática de Direção Teatral I e II – parte do currículo do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) –, durante o ano de 2022.

Composta por seis integrantes, a cia busca discutir esteticamente entraves da sociedade na qual vive, entre eles: afeto, alienação e cansaço. Culminou-se então, uma peça assentada na linguagem teatral, porém que se aventura nos fazeres do audiovisual, dança e música, formulando assim uma apresentação híbrida e fragmentária. Em uma atmosfera onírica com tons do absurdo e da comédia, o espetáculo pode revelar um pouco de seus integrantes: pessoas com práticas artísticas diversas que se juntaram em um trabalho colaborativo. Colocando em comunhão os próprios estados de afeto, alienação e cansaço em um tempo neoliberal pós-pandêmico, de tamanha insensibilidade e individualização, buscando se coletivizar.

O grupo já se apresentou em mostras internas da UDESC, no SESC Prainha, em Florianópolis e em novembro de 2022 foram selecionados via edital para integrar a programação de apresentações do CéU – Cena Universitária de Brasília, festival nacional de teatro universitário.

Apresentação do planejamento da Cia. Corajosa por Bruna Ferracioli

A companhia resume assim o processo na Mentoria: “Aprendemos sobre a trajetória da Téspis Cia. de Teatro, uma das mais atuantes companhias catarinenses, e alguns de seus passos nos serviu de ilustração do que poderia aparecer no caminho de se profissionalizar no teatro. Foi esperançoso nos aprofundar sobre a Cia, que resiste há 30 anos, nos fazendo pensar que é possível. Também algumas discussões estéticas alimentaram nossa vontade de fazer teatro.

O grupo Cia. Corajosa

Para conhecer mais sobre o trabalho da companhia:
instagram.com/ciacorajosa
corajosasutileza@gmail.com

(Projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura, processo FCC 2920 / 2022, com apoio da Itajaí Criativa – residência artística Procave Empreendimentos.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *