Téspis Cia. De Teatro lança ‘Diário de Criação’ durante a pandemia para montagem de espetáculo infanto-juvenil

Ensaios e pesquisa estão sendo trabalhados online e público pode acompanhar no site do grupo

Títere Abatô, de Matheus Groszewica

A Téspis Cia. de Teatro (Itajaí/SC) lançou o ‘Diário da Criação’, um espaço online no site do grupo em que serão compartilhadas ideias e as fases da montagem do seu novo espetáculo para crianças que está em desenvolvimento. A criação do Diário aconteceu após a pandemia provocada pelo novo coronavírus se alastrar pelo Brasil. O grupo, que até então já havia definido o elenco do espetáculo — formado por Denise da Luz, Leonam Nagel, Matheus Groszewica e Sabrina Antunes Francez — e iniciado os primeiros encontros em sua sede, a Itajaí Criativa – residência artística, teve que se adaptar a este momento. Foi quando surgiu a ideia de investir no universo online para dar sequência ao projeto. Os interessados em conferir as novidades, podem acessar este link.

Os profissionais do teatro, artistas em geral, foram os primeiros a parar por causa do covid-19. E, provavelmente, serão os últimos a retornar. Mas enquanto não podemos reabrir nossos teatros e espaços de ensaio, criação e apresentação, buscamos maneiras de continuar trabalhando, levando arte para o público e garantindo nossa subsistência econômica”, explica Max Reinert, diretor do espetáculo.  

Títere Arnaldo, de Leonam Nagel

No ‘Diário de Criação’, postagens são compartilhadas para mostrar um pouco do trabalho, à distância, dos atores e atrizes envolvidos nesta montagem da Téspis e as inspirações para realização do novo trabalho. Desta vez, a Téspis irá apostar no teatro de animação, com todas as suas variações — máscaras, bonecos, objetos e outros recursos — além da presença do ator como eixo fundamental para a criação teatral. Entre as referências do grupo para a idealização da produção, estão livros (como ‘Teatro de Máscaras‘, organizado por Nini Valmor Beltrame e Milton de Andrade), artigos (entre eles ‘Madeira, couro, cores e carne: histórias entre Commedia dell’Arte e máscaras do mundo‘, escrito por Claudia Contin), e vídeos, que, por sugestão de Denise Luz, foram utilizados nos encontros virtuais para leitura e discussão, ampliando o repertório dos envolvidos na produção.

Materiais individuais criativos também são compartilhados. Trata-se de criações feitas pelos atores em casa e que foram construídas pelo grupo por meio de vídeo conferência ou através de gravações de celular. Em um dos primeiros exercícios, o elenco foi desafiado a criar personagens que deveriam dialogar com a ideia inicial da montagem, cujo tema é o ‘papel’. 

Um dos vídeos postados pelo grupo no seu canal no Youtube

Segundo Max Reinert, diretor dessa experiência, “a ideia principal desses exercícios é construir um imaginário em comum para o grupo, que mais tarde servirá de inspiração para a criação das cenas e do espetáculo teatral em si. Diferentemente de produções anteriores, inspiradas em textos clássicos – Alice no País das Maravilhas e O Patinho Feio -, dessa vez, o grupo trabalha na criação de uma peça completamente inédita.

O resultado está no site do grupo, na categoria ‘Diário de Criação’ e também pode ser visto no canal da Téspis no Youtube, na playlist ‘Projeto Montagem 2020’

O novo espetáculo para crianças produzido pela Téspis foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e Unimed Litoral. A estreia está prevista para o final do segundo semestre de 2020.



Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Max Reinert
Atuação: Denise da Luz, Sabrina Francez e Matheus Groszewica
Músico em cena: Leonam Nagel
Ambientação sonora: Hedra Rockenbach
Figurinos: Denise da Luz
Designer gráfico: Daniel Olivetto
Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves
Produção: Téspis Cia. de Teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *