Diário de Criação

Novo projeto – primeiras ações

No início de 2020, a Téspis Cia. de Teatro aprovou, na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí, o projeto de montagem de um novo espetáculo de teatro para crianças.

Logo após a aprovação do projeto na lei, iniciamos o processo de buscar a empresa que faria a renúncia fiscal para o mesmo e começamos a trabalhar na preparação deste novo elenco da companhia. Uniram-se à Denise da Luz em cena, Leonam Nagel, Matheus Grosewica e Sabrina Antunes Francez.

Fomos para sala de ensaio em nossa sede (Itajaí Criativa – residência artística) e iniciamos trabalhos de treinamento psicofísico, buscando dinamizar as relações entre este novo elenco e também definir as primeiras linhas de busca e criação de materiais que comporão o novo espetáculo.

Neste período, além dos trabalhos em sala – que pretendemos especificar mais durante o processo, após esta narração introdutória- aproveitamos para realizar algumas práticas teóricas, ou seja, encontros entre os participantes para discutir textos previamente selecionados e que, de alguma forma, contribuem para a pesquisa.

Nosso primeiro texto de referência foi um capítulo do livro Teatro de Máscaras (clique para acessar), organizado por Nini Valmor Beltrame e Milton de Andrade, artigo escrito por Claudia Contin, intitulado “Madeira, couro, cores e carne: histórias entre Commedia dell’Arte e máscaras do mundo“.

Claudia Contin é diretora da Escola Experimental do Ator, em Pordenone, Itália, e no seu texto contribui com um estudo no qual explora a categoria “material” com que se concebem e se constroem os diversos tipos de máscaras; mostrando que os materiais são desencadeadores de complexas reflexões que denotam visões de mundo, culturas, diferentes idéias sobre a máscara, instigando o leitor a utilizar a expressão ‘Teatro de Máscaras’, no plural. A maior parte do texto é dedicada às máscaras da Commedia dell’Arte, e conclui que o que as “eterniza” é o seu uso pelo ator.

Ainda neste processo inicial (que durou aproximadamente 01 mês), lemos e discutimos o artigo “Exercícios“, do livro “Teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959 – 1969: textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com um escrito de Eugenio Barba” (clique para acessar), editado no Brasil pelo Editora SESC SP – Perspectivas.

Grotowski (1933-1999) foi um dos maiores diretores e teóricos teatrais do século XX. Desenvolveu a noção de ‘training’ – também chamado por alguns de exercícios psicofísicos – propondo uma ética do ator/autor como sujeito de experiências autênticas, aperfeiçoando ideias de Stanislavski, e definindo o grupo teatral como lugar de investigação pessoal e artística.

Ainda na busca por referências para os criadores do espetáculo, assistimos alguns vídeos de trabalhos com os quais nos identificamos enquanto referências estéticas. Um deles foi o espetáculo “Voyageurs Immobiles”, da Cia. Philippe Genty, criado em 2010.

Dessa forma, estabelecemos as bases da pesquisa do nosso novo espetáculo: o teatro de animação, com todas as suas variações possíveis – máscaras, bonecos, objetos, etc – e a presença do ator como eixo fundamental de toda a criação teatral.

E então, a pandemia!

E então, no meio desta tempestade de ensaios, referências, buscas e conversas, veio a necessidade da quarentena. Após cinco semanas de trabalho, tivemos a notícia de que seria necessário interromper os ensaios presenciais.

Após o impacto inicial e um breve momento para reorganizarmos nossas vidas offline para o modo online, começamos a pensar na necessidade de dar seguimento ao trabalho que havíamos iniciado.

Já de início, Denise da Luz sugeriu que continuássemos lendo alguns materiais teóricos, mantendo uma agenda de leituras e discussões por vídeo conferência. Na sequência, começamos a pensar em elaborar materiais criativos individuais, explorando diferentes técnicas de animação e manipulação. Os resultados dessas experiências serão colocados para todos nas próximas postagens neste espaço.

A boa notícia!

Depois de termos entrado em quarentena, demos continuidade ao processo de produção do espetáculo no que diz respeito à captação de recursos para a realização do mesmo. E, no final de abril, tivemos a resposta positiva da UNIMED Litoral, que irá realizar a renúncia fiscal através da lei municipal de incentivo à cultura, viabilizadas pela Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí.

Dessa forma, mesmo separados fisicamente, seguimos trabalhando… buscando alternativas para nos reinventarmos neste período, em cena e fora dela.

Os resultados nós iremos dividir com vocês. Por enquanto, neste diário de criação e mais para frente, com certeza, nos encontros que virão!

Projeto Montagem de Espetáculo Infanto-Juvenil
Proponente: Denise da Luz MEI

Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Max Reinert
Atuação: Denise da Luz, Sabrina Francez e Matheus Groszewica
Músico em cena: Leonam Nagel
Ambientação sonora: Hedra Rockenbach
Figurinos: Denise da Luz
Designer gráfico: Daniel Olivetto
Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves
Produção: Téspis Cia. de Teatro

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