Max Reinert participa de mesa redonda em Jaraguá do Sul

O diretor e dramaturgo da Téspis Cia. de Teatro participa de mesa redonda sobre Dramaturgia e Encenação durante a Feira do Livro de Jaraguá do Sul, através do projeto Coletivo Criativo em Dramaturgia

 

No dia 18 de agosto (quinta-feira), o Coletivo Criativo em Dramaturgia realiza a mesa redonda “Dramaturgia e Encenação“, com Samir Yazbek (autor dos premiados textos “O Fingidor” e “As Folhas do Cedro“), Marcos Damaceno e Max Reinert, na Feira do Livro.

Esse é um dos eventos que o Coletivo Criativo em Dramaturgia promoverá em paralelo a oficina regular de dramaturgia, que acontecerá entre os meses de setembro de 2016 a março de 2017.

O projeto tem o objetivo de criar nos artistas locais, ou não artistas, o interesse pela produção de novos textos para o palco, através da prática da escrita e discussões sobre linguagens e modos de produção textual.

Confirma presença no evento pra não perder nada até lá.

foto by Viviane Silva de Paoli

foto by Viviane Silva de Paoli

Max Reinert tem formação autodidata na área teatral e é integrante da Téspis Cia. de Teatro desde sua fundação em 1993, tendo realizado outros trabalhos profissionais antes desta data. Em seu processo de formação estudou vários aspectos das artes cênicas, através de oficinas e/ou seminários, com distintos mestres do Brasil e do exterior, inclusive com Eugênio Barba (Odin Theather – Dinamarca).

Em sua carreira como ator e diretor participou de diversos festivais no Brasil e também no exterior, tendo levado seus espetáculos a Portugal, Chile, Argentina, Paraguai e Venezuela, onde recebeu diversas indicações e prêmios.

Foi integrante do Núcleo de Dramaturgia do SESI – PR – Teatro Guaíra, onde desenvolveu estudos referentes a construção dramatúrgica contemporânea. Dentro deste projeto escreveu Pequeno Inventário de Impropriedades(premiado como Melhor Texto Original nos festivais nacionais de teatro de Limeira e Americana – ambas no estado de SP – e publicado pelo mesmo em 2010), Hipotermia (também selecionado para publicação, em 2011; montado pela Cia. Ambulatório, de Curitiba, em 2013 e pelo Grupo Teatro Sim… Por que Não?!!! de Florianópolis em 2014), Blow me Up ou Sobre a Natureza dos Homens Bomba (montado pelo Núcleo de Encenação e Atuação do SESI – Teatro Guaíra em 2012), Agora Sou Outra, Índice22 e Meteoros (em cartaz pela Téspis Cia. de Teatro).

No ano de 2012 começa a ministrar oficinas de dramaturgia e escrita criativa, tendo participado do projeto Encontro com o Dramaturgo em Florianópolis, mantido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também pelo SESC – SC através do Projeto Repertórios nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul.

Em 2013 lança o livro “Primeiras Obras”, pela Editora MultiFoco (Rio de Janeiro) dentro do selo Dramaturgias, com curadoria da Revista Virtual Questão de Crítica e atua como assessor no projeto Dramaturgia – Leituras em Cena do SESC – SC. Em 2015 volta a atuar neste mesmo projeto e realiza, também pelo SESC-SC o projeto Boca de Cena, onde é orientador de oficinas de escrita dramatúrgica em cidades do interior do estado.

Criou, junto de Denise da Luz, o Laboratório Cena Contemporânea, ação que teve sua edição piloto realizada em março deste ano, onde pretende-se construir momentos para discutir a dramaturgia contemporânea brasileira.  Atualmente mantém-se em cartaz, atuando no espetáculo Esse Corpo Meu?, da Téspis Cia. de Teatro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *