Téspis Cia. de Teatro apresenta 04 textos teatrais de Max Reinert em 04 dias seguidos em seu canal do youtube
Criado a partir do edital #SCulturaEmSuaCasa, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina, a ideia do projeto Dramaturgias em Cena é apresentar, discutir e difundir dramaturgias criadas por escritores catarinenses. Neste caso específico, o recorte recai sobre a produção do itajaiense Max Reinert, que vem dedicando-se à escrita dramatúrgica desde o ano de 2009, quando ingressou e permaneceu durante 04 anos no Núcleo de Dramaturgia SESI Paraná, em Curitiba, dando início a uma trajetória que perdura até os tempos atuais.
Apesar de haver um forte, vasto e diverso movimento teatral no estado de Santa Catarina, percebe-se ainda uma grande carência de ações neste âmbito. Existem, até o presente momento, poucos registros sobre quem e quantas são as pessoas que escrevem dramaturgia em Santa Catarina. Porém, percebe-se, a partir de algumas produções que acabam sendo mais divulgadas ou mesmo pelo interesse demonstrado nos poucos eventos destinados a este segmento, que tem se manifestado um grande número de pessoas enveredando-se pelo caminho da escrita dramatúrgica, além de exercícios de coletivos, através de dramaturgias de processos.
Ao mesmo tempo, ainda há pouca circulação dessas obras, dentro do próprio estado. A partir dessa demanda que denota uma necessidade de criação de mais espaços para troca de experiências sobre o assunto, é que propõe-se a presente iniciativa.
Dessa forma, no período de 17 a 20 de novembro, a Téspis Cia. de Teatro apresentará, em seu canal do youtube, sempre às 20h, quatro textos teatrais em formatos variados, que vão de versões criadas especialmente para o ambiente online até a leituras dramatizadas, com a inserção de recursos audiovisuais.
Sobre os textos
Pequeno Inventário de Impropriedades
dia 17 de novembro (terça)
“Um homem vive dentro de um cotidiano previsível e repetitivo até que um acontecimento muda o rumo de sua vida. Saindo de uma vida ordinária, ele descobre o poder da violência latente dos dias em que vivemos. Ficção e realidade se misturam até não conseguirmos distinguir onde uma começa e a outra termina.”
Espetáculo solo, com atuação do próprio autor – Max Reinert e direção de Denise da Luz. Estreou em 2010 e realizou várias temporadas, turnês e participações em festivais em todo o Brasil. Para comemorar os 10 anos em cartaz, foi realizada uma versão online, durante a pandemia, que será apresentada neste projeto.
BlowMeUp ou Um Ensaio Sobre a Natureza dos Homens Bomba
dia 18 de novembro (quarta)
“BlowMeUp cruza discursos desesperados de pessoas inábeis em lidar com o caótico, o frustrante e o imperfeito da vida, quando o que desejam é controle e garantia. Não é (e nem pretende ser) uma peça/retrato de uma família. Ela trabalha com o descompasso entre o que fazemos e o que pensamos, entre estar morto enquanto se pensa que está vivo. Ou ainda, na ideia de querer fazer o bem enquanto se faz o mal. Na verdade, não é uma peça… é um olhar para o abismo que construímos cotidianamente. Até explodir.”
Texto ainda inédito em Santa Catarina, foi montado duas vezes no estado do Paraná (2012 e 2016), pelo núcleo de Encenação do SESI e por alunos do curso de bacharelado da PUC-PR. Neste projeto será lido por Denise da Luz, Pietra Garcia e Max Reinert, numa versão com edição e inserção de imagens realizada por Leonam Nagel.
Hipotermia
dia 19 de novembro (quinta)
“Hipotermia explora os ‘últimos momentos’ de uma voz. Seus dois últimos segundos, naquele espaço entre o mundo dos vivos e daqueles que já não estão mais presentes. As contradições vividas por uma mente, perturbada por seus desejos, diante do desalento da morte. Imerso em um processo de perda das ilusões e anseios, percebe que a morte é um simples gesto da vida cotidiana.”
Hipotermia já recebeu três montagens distintas desde sua escrita. Em 2013, pela Cia. O Ambulatório (Ctba, PR); em 2014, pelo grupo Teatro Sim…Por Que Não?! (Fpolis,SC) e em 2018, dentro do curso Prática de Montagem da Téspis. Neste projeto será realizada uma leitura por Sabrina Francez, Matheus Grosewica, Denise da Luz e Max Reinert.
Índice 22
dia 20 de novembro (sexta)
“O que nos define como pessoas? As experiências que nos acontecem no momento presente ou as memórias que acontecem após o acontecimento? Em um mundo cheio de imagens e cenários possíveis, necessitamos que algo nos aconteça para termos a impressão de estarmos vivos. Em mundo cada vez mais “espetacular”, até que ponto somos capazes de fazer do nosso sofrimento e do sofrimento alheio um show em busca de views e likes. Se a popularidade é a medida para nossas vidas, por quanto tempo será possível manter-se vivo?”
Índice 22 é o mais novo espetáculo da Téspis Cia. de Teatro, solo de Denise da Luz, com direção de Max Reinert, que estreou em 2018. Em 2019, além das apresentações e temporadas na cidade, o espetáculo circulou por 24 cidades catarinenses através do projeto EmCena Catarina.